sábado, 19 de novembro de 2011

E de repente é natal...


Alguém por aí viu o ano passando? Eu não vi, mas não vi mesmo. Esse ano nos  envolvemos em tantos projetos, em tantas coisas, que só agora percebi que o natal chegou!!! E pra comemorar vamos começar nossas sequencias de posts sobre esse tema, que teve seu início como uma celebração católica mas que hoje é comemorado por todos.


A ORIGEM

Natal - Do latim natale significa nascimento. Dia em que se comemora o nascimento de Cristo (25 de dezembro).
As Igrejas orientais, desde o século IV, celebravam a Epifania (“aparição” ou “manifestação”), em 6 de janeiro, cujo simbolismo referia-se ao mistério da vinda ao mundo do Verbo Divino feito homem. Em Roma, desde o tempo do Imperador Aureliano (274), o dia 25 de dezembro (solstício de Inverno, no calendário Juliano) era consagrado ao Natalis Solis Invicti, festa  “renascimento” do Sol. A Igreja romana não tardou em contrapor-lhe a festa cristã do Natale de Cristo, o verdadeiro “sol de justiça”. 

O nascimento de Cristo sempre esteve envolvido em controvérsias. Para uns, seria 1.º de janeiro,  para outros, 6 de janeiro, 25 de março e 20 de maio. Pelas observações dos chineses, o Natal seria em março, que foi quando um cometa, tal qual a estrela de Belém, reluziu na noite asiática no ano 5 d.C. Como data festiva, foi enriquecida através dos tempos pela incorporação de hábitos e costumes de várias culturas: a árvore natalina é contribuição alemã (século VIII); o Papai Noel (vulgo São Nicolau) nasceu na Turquia (século IV), os cartões de natal surgiram na Inglaterra, em meados do século XIX. (Estado de São Paulo, p. D3) - http://www.ceismael.com.br/.


Gostou? Não? Tem alguma história? Mande pra gente, ficaremos muito felizes em complementar esse post.

Valeu!