quarta-feira, 21 de março de 2012


Comer é um grande ritual, envolve mais do que o cozinhar somente. Inclui toda fase de preparo que envolve a compra da matéria prima, até aquele cafezinho após a refeição. Pensando nisso a Le Creuset lançou seu livro com receitas para as mini cocottes, que divido aqui com vocês uma provinha.


Gratinado de Penne aos Quatro Queijo e Nozes


300g de Penne
20g de manteiga
150ml de creme de leite fresco
50g de gorgonzola
50g de queijo fontina ou queijo tomme de Savole
50g de marscarpone
50g de parmesão ralado
Sal e Pimenta
50g de nozes moídas grosseiramente


Preaqueça o forno a 220 graus. Unte as quatro mini cocottes. Mergulhe a massa na água fervente com sal durante um pouco mais de um minuto: ela não deve cozinhar. Passe-a imediatamente pela água fria para parar o cozimento.
Em uma frigideira derreta a manteiga a fogo baixo. Acrescente o creme de leite fresco, o gorgonzola, o fontina, o mascarpone e o parmesão (deixe reservadas quatro colheres de sopa). Misture até o conjunto estar bem derretido. Tempere com sal e pimenta e acrescente as nozes.
Misture a massa no molho e distribua a preparação pelas cocottes. Polvilhe o resto do parmesão ralado. Leve ao forno por 10 a 15 minutos, até que a superfície esteja dourada e crocante. Na saída do forno deixe descansar 5 minutos antes de servir.


Gostou? Na Villa Casa você tem o livro completo http://www.villadacasa.com.br/livro-mini-cocottes-le-creuset.html. Acesse agora e não perca essa chance!