quarta-feira, 5 de junho de 2013

Conheça o belo trabalho da arquiteta Juliana Meda


Uma casa sem paredes e divisórias. Logo à entrada, chama a atenção o impressionante pé-direito duplo em um vão com 10 m x 10 m. Com tanto espaço, a arquiteta e urbanista Juliana Meda não teve dúvidas ao projetar essa residência localizada em Londrina, no Paraná. Com a planta da casa praticamente livre, ela optou por setorizar os espaços. 

Grandes painéis de vidro que formam parte da fachada têm seus trilhos apoiados em perfis de ferro. A mesma estética e funcionalidade aparecem também no revestimento de pisos e paredes, bem como na decoração, que usa móveis de linhas contemporâneas, mesclando fibras naturais e madeira numa interface mais do que direta com o propósito de viver bem e curtir cada momento. Os imensos painéis de vidro que fecham a varanda com churrasqueira se escondem dentro de volumes revestidos de madeira, tornando esse local totalmente integrado ao jardim externo, onde se encontra a piscina. Um spa desenhado especificamente para o local foi encaixado na extremidade da raia da piscina, permitindo a vista de todas as áreas da casa. 


No pavimento inferior, por exemplo, Juliana concebeu o living com home theater e a lareira; no nível superior, sala de hobby, lavabo, sala de jantar, quarto de brinquedos, cozinha, lavanderia, banheiro da piscina e churrasqueira. No pavimento superior se concentrou na área íntima, com três suítes, duas grandes varandas e um escritório, que tem a possibilidade de ser uma possível quarta suíte.


Em todo o pé-direito duplo do living foi utilizada uma laje plana, proporcionando liberdade de layout, já que não possui pilares. O piso, para completar, foi elevado 40 cm sob um espelho d’água que circunda todo o espaço. Os painéis de vidro garantem o máximo de luminosidade interna com uma atmosfera extremamente clean e ainda evidenciam os tijolos e a madeira aparentes, realçando a lareira. Essas características, aliás, traduzem fielmente o estilo de Juliana. Ela usa e abusa de elementos naturais como madeira, tecidos de seda, pedras e mármores naturais, vegetação intensa e totalmente integrada com os projetos, recria lagos para ambientar, espelhos d'água e muito vidro. Tudo para introduzir todo e qualquer tipo de natureza nos ambientes. 


O objetivo é proporcionar aos moradores a sensação de viver ao ar livre com muito conforto, sofisticação e bom gosto. “Não precisamos de casa para nos trancar e nos proteger, mas, sim, para viver e curtir cada momento”, diz a profissional. Nesse contexto de graça e leveza, reforçado pela criteriosa escolha de mobiliário claro e linhas contemporâneas, foi possível promover ao máximo a integração das áreas internas e externas, como o estar social e a varanda. Mesas e cadeiras com traços modernos, em conjunto com peças étnicas colecionadas pelos proprietários, compõem uma atmosfera ainda mais aconchegante.


No pavimento superior, mais detalhes de capricho e formas inusitadas de distribuição. O corredor que dá acesso às três suítes, por exemplo, é totalmente aberto para o pé-direito duplo da sala — é quase uma varanda interna debruçada para o coração da casa. Embora o escritório esteja junto da parte íntima, os fluxos não se misturam totalmente: quem usa o escritório não tem contato com os ambientes privativos da família.


Os dormitórios e banhos, por sua vez, seguem os tons pastel que predominam na residência. Em um dos banheiros, uma bela banheira estilo vitoriano reina absoluta no ambiente. Em harmonia com o interior da residência, a fachada exibe um jogo de volumes diferentes, ora revestidos de madeira, ora com vidro e tijolo de demolição.